terça-feira, 23 de agosto de 2011

C/2010 - X1: A Incógnita

 


O cometa C/2010 X1, mais conhecido como Elenin, foi descoberto pelo astrônomo russo Leonid Elenin em 10 de dezembro de 2010, perto de Mayhill, Novo México, EUA. O descobridor estima que o núcleo do cometa tenha entre 3 e 4 km de diâmetro. Em 2 de abril de 2011, o cometa teve uma magnitude perto de 15 (mais ou menos o brilho de Plutão) e o tamanho de sua sua coma é estimada em 80 mil km.

O Elenin tem sido a grande incógnita científica de 2011. Desde sua recente descoberta, novos fatos vêm surgindo a cada dia que passa. Um deles diz respeito a nós, pois o cometa nos saudará com todo seu brilho em meados de setembro. Já agora, ainda no fim de agosto, podemos vê-lo com o uso dos equipamentos corretos ao anoitecer na direção da Constelação de Virgem. Sua aparição se dará entre 10 de setembro e o fim de novembro de 2011.

O que tem intrigado a muitos é um mapa da trajetória do cometa divulgado pela NASA, onde algo assustador ocorre. Veja as figuras abaixo:


Na imagem, a trajetória do cometa Elenin alinha-se com a da Terra
Na previsão de trajetória para 22 de novembro de 2011, o cometa praticamente choca-se com a Terra
Mais claro do que isso não dá. As figuras mostram claramente que o Elenin passará muito perto de nosso planeta, se não atingí-lo. A proximidade é um grande problema para nós, pois nossa gravidade pode atraí-lo mesmo que sua trajetória inicial não terminasse em colisão. Em 17 de outubro, o cometa chega à menor proximidade da Terra: 34 milhões de km, ou 0,2AU.

Somente neste ano a Terra já se esquivou de asteróides e meteoros por mais de 20 vezes. Mas será mesmo que teremos uma catástrofe dentro de poucos dias? Se sim, obviamento o governo não nos avisará; se não, teremos sorte de novamente passarmos intactos por um evento cósmico tão grande como esse. Porém isso é o de menos, pois até astrônomos conceituados e ligados à NASA concordam que os próximos dias poderão ser turbulentos tanto na Terra quanto no Céu com a passagem de Elenin. Alguns desses homens prevêm ejeções de massa coronal no Sol, terremotos, erupções vulcânicas em massa e tempestades ferozes na Terra devido às influências de sua gravidade.

Uma cronologia aliada a fatos estranhos tem se formado desde meados de julho de 2011, quando começou a se aproximar de nós. Veja os fatos:


  • 18 de julho a 1 de agosto de 2011: Elenin e Júpiter alinham-se próximo ao Sol causando EMC (ejeções de massa coronal) gigantescas. A NASA divulgou um boletim em 5 de agosto alertando para a chegada de tempestades solares que poderiam afetar o funcionamento de aparelhos na Terra.
  • 3 de agosto: Elenin entra na órbita da Terra, há 222 milhões de km de nós.
  • 21 de agosto: Elenin entra na órbita de Vênus, há 179 milhões de km da Terra.
  • 28 de agosto: Elenin fará alinhamento com o Sol e Marte, podendo gerar novas e  fortes tempestades solares.
  • 6 de setembro: Elenin entrará na órbita de Mercúrio, há 124 milhões de km de nós.
  • 10 de setembro: Elenin comecará a ser visto da Terra com equipamentos comuns e ficará maior a cada dia que passar.
  • 21 de setembro: Elenin entrará em perfeito alinhamento com a Terra e Vênus.
  • 28 a 30 de setembro: Elenin passará entre a Terra e o Sol durante estes 3 dias.
  • 8 de outubro: A NASA espera forte chuva de meteoros.
  • 12 de outubro: Elenin, Terra e Marte se alinharão em noite de Lua cheia propiciando sua visão. O asteróide 1036 Ganymed estará próximo da Terra.
  • 17 de outubro: Elenin estará ainda mais próximo da Terra, a meros 34 milhões de km. Neste dia ocorre o alinhamento da Terra com Júpiter e Mercúrio.
  • 9 de novembro: O esperado asteróide 2005 YU55 fará sua passagem entre a Terra e a Lua, a meros 3 milhões de km de nós. Os asteróides 1036 Ganymed e 1996 FG3 também estarão por perto.
  • 11 de novembro: Elenin, Terra, Mercúrio e Vênus se alinham e nosso planeta passa por onde estava a cauda do cometa.
  • 25 de novembro: O asteróide 1996 FG3 passará a ínfimos 15 mill km de nós.
  • 23 a 28 de novembro: O Elenin está alinhado com a Terra e o Sol em seu caminho de retirada.

Alguns fatores dessa "caminhada" chamam a atenção por estarem contidos em profecias ou evidenciarem catástrofes. Acompanhe:


- Os índios Hopi têm uma profecia que diz que a chegada de uma grande estrela azul será um dos anúncios do fim; um cometa é composto de gelo e os gases expelidos por ele dão a cor azul à sua cauda.

- Nostradamus profetizou que o fim da Terra se daria quando grandes bolas de fogo caíssem do céu; essas bolas de fogo bem podem ser três coisas presentes aqui:

1. O cometa Elenin, que poderá ser atraído pela gravidade da Terra; 
2. O cometa 2005 YU55, que também poderá ser atraído por nós ou atingir a Lua gerando detritos que nos atingirão;
3. A própria Lua que perderá sua órbita no caso de colisão com o 2005 YU55 e será atraída pela maior rocha presente, a Terra.
4. Todos os fatores acima em junção com o asteróide 1036 Ganymed; os três corpos celestes poderão ter suas órbitas afetadas pelo gigante Elenin e convergir para a Terra.

- Elenin se disporá entre a Terra e o Sol por 3 dias. Uma profecia bíblica diz que um dos anúncios do fim é um período de escuridão que durará 3 dias. Elenin propiciará estes "dias de escuridão" por duas vezes em sua passagem.

- A passagem de Elenin deixará grandes rastros magnéticos que poderão ser captados tanto por 2005 YU55 quanto por 1996 FG3; estes rastros poderão tirá-los de suas órbitas e fazer com que entrem em rota de colisão com a Lua e com a Terra, respectivamente.

- O 2005 YU55 passará a meros 40 mil km da Lua e tem 16% de chance de chocar-se com ela; caso isso ocorra, os oceanos da Terra invadirão os continentes (mais uma profecia Hopi) e a Lua se desgovernará podendo cair em nosso planeta e gerar uma catástrofe sem precedentes: O fim da Humanidade.

- A Terra passará por onde estava a cauda do cometa em 11 de novembro de 2011; 11 é o número místico dos Illuminatti, o qual sempre está ligado a catástrofes (11 de setembro de 2001, 11 de janeiro de 2010, 11 de março de 2011). O 11 Ocorre 3 vezes nesse dia (11/11/11). Além disso, a área por onde passou a cauda de um cometa fica cheia de detritos (sujeira, pequenas rochas) e isso pode gerar catástrofes no planeta uma vez que não é preciso uma grande pedra para provocar grandes estragos (partículas de poeira que atingem a Terra geram caudas de fogo gigantes e uma pedra do tamanho de um grão de areia já pode ser ouvida como um assobio estridente).

- Muitos acreditam que Elenin é a famosa estrela Anã-Marrom (segundo a Ciência, não existem estrelas Anãs-Marrons) conhecida como Hercólubus, a qual tem em sua órbita o planeta Nibiru, lar dos ETs Annunaki que, segundo os Sumérios, teriam criado os humanos e voltarão próximo a 2012 para reivindicar o planeta.

- O último alinhamento de Elenin com a Terra se deu em 11 de março de 2011, quando ele também estava alinhado com o Sol; neste dia ocorreu o terremoto de 9.1 graus no Japão. Em 25 de setembro, Mercúrio também estará alinhado com os três evidenciando a possibilidade de uma catástrofe ainda maior (talvez o mítico terremoto de 10 graus que partiria a Terra ao meio).

- O Elenin será bem visto no Hemisfério Sul; em geral, rochas potencialmente ameaçadoras passam pela Terra nessa posição. Quanto mais baixa a área do hemisfério, mais risco de colisão.

- O asteróide 1996 FG3 passará a meros 15 mil km de nós logo após a passagem do Elenin; como descrito acima, uma grande catástrofe pode ocorrer.


Obviamente tudo isso pode não passar de mera especulação e o Elenin muito provavelmente passe sem que nada aconteça, mas um comunicado PÚBLICO da NASA tem ressoado nas mentes de quem se prepara sempre para o pior. Em 20 de junho de 2011, Charles F. Bolden, administrador da organização, fez a seguinte declaração:

"Eles (a NASA) me deram alguns minutos para falar a todos vocês da família NASA sobre prevenção de emergência. A NASA recentemente participou de exercício da “FEMA” chamado Eagle Horizon que é parte de uma continuidade de operações e exercícios governamentais que fazemos anualmente e fui informado de coisas que remetem a prevenção familiar que passarei a vocês. Vocês sabem que nós na NASA pertencemos a uma organização única, somos a única agência na organização federal responsável por segurança e bem estar das pessoas, não apenas na Terra, mas também fora dela. Então, com minha experiência como astronauta, minha experiência como Marine, sempre falamos sobre a importândia de prevenção familiar para garantir que tenhamos um programa viável de suporte as famílias, e me preocupa saber que o nosso programa no momento atual não é tão bom como deveria ser.

Portanto, o que peço a todos vocês da família NASA é que, não importa onde estejam, costa Oeste, Leste, na costa do Golfo, que pensem sobre desastres naturais que possam ocorrer nestas áreas. Pensem sobre ataques como o 11/09, de forças externas e conversem com seus familiares sobre o que eles precisam fazer para se preparar contra o imprevisto. Desenvolvam um plano familiar de prevenção em sua casa, tenha kit de emergência disponível. A maior parte das pessoas que vivem na região do Golfo sempre têm kits de emergência para furacões. Pensem sobre um plano de comunicação familiar, onde irão se estiverem cada um em uma parte da cidade? O que farão, para quem vão ligar? Se tem animais de estimação, inclua-os no plano de prevenção. Se tem pessoas com necessidades especiais na família, devem ser incluídas no programa de prevenção."


Por enquanto não há razão para alarme, apenas ciência dos fatos que estão ocorrendo ao redor da Terra. Se estamos perto do fim ou não, somente o Elenin e o 2005 YU55 poderão responder.
_____________________________________________________________________________
PARA QUEM QUER VER O ELENIN EM SUA PASSAGEM

Período visível: a partir de 20 de julho (somente com luneta ou telescópio)

Permanência: até 28 de novembro

Quadrante onde estará visível: Oeste (o lado do pôr-do-Sol)

Melhor período de observação (região Sul): entre 22 e 31 de agosto, das 7h30 às 8h30;
                                                                      entre  1 e 30 de setembro, das 8h30 às 12h30
                                                                      entre 1 e 10 de outubro, das 6h30 às 10h
                                                                      entre 11 e 16 de outubro, das 3h às 4h30
                                                                      em 17 de outubro: das 2h30 às 4h30*
                                                                      entre 18 e 31 de outubro: da 1h às 4h
                                                                      entre 1 e 15 de novembro: das 19h30 às 23h30
                                                                      entre 16 e 28 de novembro, das 20h às 21h30

*maior aproximação com a Terra, apenas 34 milhões de km

Mais informações: 
Agora: "Coincidências X Elenin"

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...