CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.
Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Sinopse:
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Sinopse:
"Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo?
Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas?
Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis?
Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos?
Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular?
Por que eu não consigo dizer não?
Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais.
De onde vem este desejo constante de consumo?"
Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade.
A
indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um
adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que
estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.
O resultado
disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola
totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus
saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o
que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas
não sabem os nomes de frutas e legumes.
Num jogo desigual e
desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam
com o prejuízo de sua infância encurtada.
Contundente, ousado e
real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário,
convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro
da infância.
Criança, a alma do negócio - Documentário brasileiro (2008)
Instituto Alana: http://www.alana.org.br/
Fonte YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário